Você pode alcançar metas impossíveis utilizando uma poderosa dualidade psicológica: de um lado, aceitar com coragem e firmeza a realidade nua e crua. De outro, manter uma fé inabalável no seu resultado final.
O nome se refere ao almirante Jim Stockdale, que foi o militar americano de mais alta patente a viver no campo de prisioneiros de guerra "Hanoi Hilton", no Vietnã. Torturado mais de vinte vezes em seus oito anos de cativeiro, de 1965 a 1973, Stockdale viveu a guerra sem qualquer certeza se sobreviveria para reencontrar sua família. O que diferencia as pessoas, segundo Stockdale, não é a presença ou ausência de dificuldade, e sim a forma como elas lidam com as inevitáveis dificuldades da vida. Ao duelar com os desafios da vida, o Paradoxo Stockdale provou ser mais poderoso para se sair mais forte, e não enfraquecido, das dificuldades.
"Mantenha fé em que você vai vencer no final, independentemente das dificuldades. E, ao mesmo tempo, enfrente a realidade nua e crua da situação, seja ela qual for."
Quantas vezes durante o seu desafio de alcançar a sua melhor forma, a caminho de conquistar aquelas desejadas linhas abdominais, os sonhados contornos nas coxas e costas, encontrou-se sabotando tudo durante aquela semana que você gostaria de ter riscado da história de sua vida? Por quantas vezes isso já se repetiu? Quantas vezes mais você suporta, antes de desistir e se considerar incapaz de chegar lá? Quanta frustração você é capaz de superar, antes de conquistar seus sonhos? As suas respostas a essas perguntas irão lhe dar uma boa noção de quem vai vencer esse jogo interior.
Você já ouviu falar na Federal Express - FedEx? Um sujeito chamado Fred Smith começou a firma e construiu um negócio de muitos milhões de dólares, a partir de montes de frustrações. Quando começou, após tê-la financiado com cada centavo que possuía, ele esperava entregar aproximadamente 150 encomendas. Em vez disso, ele entregou dezesseis, cinco das quais eram para a casa de um dos empregados. As coisas então pioraram. Seus empregados descontavam seus cheques com agiotas porque não havia fundos para cobri-los. Seus aviões muitas vezes estavam quase para ser devolvidos e algumas vezes tinham que conseguir uma certa quantidade de vendas durante um dia, para continuar operando. A FedEx é hoje uma empresa de mais de 43 bilhões dólares (valor de mercado em outubro de 2014). A única razão pela qual ela ainda existe é que Fred Smith foi capaz de controlar frustração em cima de frustração.
Por que eu citei o exemplo de uma empresa, em vez de alguém que lutou muito para entrar em forma? Primeiro porque você vai ter que lidar com a frustração em todas as áreas de sua vida: carreira, negócios, relacionamentos, projetos pessoais, etc. Segundo, porque lidar com frustrações que envolve a responsabilidade pelo futuro de dezenas ou até centenas de pessoas e suas famílias, é infinitamente mais difícil do que a frustração de sair da dieta algumas vezes.
Como você pode deslocar a sua atenção das inevitáveis frustrações no caminho da sua forma ideal para o seu objetivo final, no momento em que elas surgirem? Quais aprendizados você pode tirar de cada revés, de modo que possa evitar que se repita indefinidamente, sabotando seus melhores resultados?
Encarar a verdade nua e crua de forma disciplinada, corrigindo falhas, buscando o aprendizado e desenvolvimento necessário para supera-las pode ser um longo caminho até as suas metas, porém, tornar-se-á uma estrada pavimentada para que muitas outras metas sejam alcançadas. Manter a fé inabalável no resultado desejado é como dirigir olhando sempre para o destino, em vez de no retrovisor.
As fórmulas mais utilizadas para chegar a esses resultados são as de tentativa e erro, visto que a disciplina mais bem intencionada muitas vezes é interrompida pelo seu adversário interno, que conhece os seus melhores planos. Porém, hoje já existem formas mais eficazes e rápidas de desenvolver as capacidades necessárias para virar o jogo contra esse seu sabotador interno. É através de sessões com um bom profissional de Coaching, que irá lhe apoiar no desenvolvimento do seu projeto e das habilidades necessárias para tornar-se a grande vencedora dos seus jogos interiores.
Boas conquistas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário