O que você faria se soubesse que pode conseguir melhores resultados com muito menos esforço e custo?
Se você descobrisse uma “fórmula” para entrar em forma mais rápido e de forma natural, ficaria interessada?
Se isso é possível, como é que ninguém lhe disse antes? Ou será que foi você quem não deu atenção?
O princípio 80/20 gira em torno de duas ideias:
1. A lei do foco: menos é mais.
2. A lei do progresso: podemos criar mais com menos.
A ideia do foco é simples. Existem poucas coisas importantes em meio a uma grande quantidade de coisas, informações e estímulos irrelevantes. Vou utilizar três importantes situações para exemplificar: Treino, alimentação e descanso.
Durante o seu treino, onde você coloca a maior parte da sua atenção; nos grupos musculares que estão sendo trabalhados, no ambiente à sua volta, ou no seu diálogo interno que lhe diz para parar? Ou fica dividida entre esses vários estímulos? Quando você focaliza a região onde está sendo trabalhada, recruta mais fibras musculares, amplificando os resultados. Nos treinos cardiorrespiratórios, por exemplo, você conseguirá uma intensidade maior se estiver controlando o diálogo interior, prestando atenção ao ritmo da sua respiração e nos músculos que poderiam estar relaxados, mas estão tensionados, porque você está “noutros lugares”. Além disso, certifique-se de que seus treinos estão adequados aos seus objetivos e os exercícios à sua capacidade de executá-los com a técnica correta para a intensidade necessária.
Enquanto está se alimentando, onde está a sua atenção? No alimento, no ambiente, celular, televisão, pensamentos, ou em que mais? Quanto melhor a qualidade da atenção, maior a capacidade de perceber os sabores, texturas, temperatura, e menor será a quantidade necessária para lhe trazer satisfação e saciedade. Aqui também é importante estar certa de que a sua dieta está adequada à sua meta e sua capacidade de mantê-la.
Nos momentos que precedem o seu descanso/sono, que são importantes para a recuperação e crescimento muscular, entre outros fatores, como é a sua preparação? Faz mil coisas que ativam o seu cérebro, como usar o celular, assistir televisão ou usar o computador, comer, etc.? Quando você utiliza os últimos trinta minutos antes de dormir para fazer atividades que lhe tragam relaxamento, como tomar um banho, fazer uma oração, leitura (que não seja estudar), por exemplo, provavelmente conseguirá ter um sono mais profundo e restaurador. O local também irá influenciar a qualidade do seu descanso – silêncio, limpeza e quantidade mínima de luz são fundamentais.
A lei do progresso ensina que podemos alcançar mais resultados gastando menos energia, apenas excluindo algo. As preocupações são um ótimo exemplo; elas são inúteis.
Deveríamos escolher agir quando houver a possibilidade ou então não fazer nada, quando fazer algo não estiver ao nosso alcance. O diálogo interno gerado pelas preocupações causa um efeito cascata: pensamentos que geram sentimentos, que se transformam em ações – e muitas delas são: comer sem necessidade, que por sua vez, irá criar uma demanda por mais tempo de exercícios, mais privação na dieta e, na maior parte das vezes, uma sensação frustrante de estar dando dois passos à frente e três para trás. Corremos para a academia nos dias seguintes e “intensificamos os aeróbicos”, caindo na clássica fórmula de se fazer mais com mais... Um grande desperdício de tempo e esforço.
O que você poderia excluir da sua vida, ou parar de fazer, que lhe economizaria tempo e energia, enquanto permitiria que você conseguisse melhores resultados? Faça a sua lista do que parar de fazer, comer, pensar, etc.
“Se fizermos algumas poucas coisas que valham a pena e que são difíceis, logo descobriremos que elas se tornam fáceis”.
No próximo post vou falar sobre algumas técnicas para treinar a atenção e “limpar” a mente de pensamentos indesejados.
Já fez a sua lista? Então manda ver!
Referências:
1. O estilo 80/20 – Como obter 80% dos resultados focando 20% das tarefas. Richard Koch
2. Minhas práticas, treinos e resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário