Carreira

quarta-feira, 20 de julho de 2016

PARA QUE ENTRAR EM FORMA?


Quando eu me faço esta pergunta, tentando encontrar a origem deste meu propósito, retorno imediatamente ao final da minha infância. Meus primeiros anos de vida escolar foram marcados, além de várias coisas interessantes, por uma persistente perseguição de “turminhas” de garotos que me agrediam e me ameaçavam, por motivos pelos quais eu não tinha o menor controle.

Lembro-me bem que naqueles momentos difíceis eu queria ser bem forte ou um especialista em artes marciais. É possível então que a minha motivação mais profunda para passar horas na academia aos dezessete anos de idade, fosse um instinto de autoproteção ou autopreservação, desenvolvido no final da infância.

Já a partir do início da vida adulta, as motivações foram tomando outras formas e inspirações, como artistas de sucesso e atletas, com os quais eu me identificava.

Hoje em dia isto é algo naturalmente integrado à imagem que tenho de mim mesmo, ou seja, faz parte da minha identidade. Logo, não preciso fazer tanto esforço para controlar minha alimentação (e tentação por doces) ou ir fazer exercícios. Eu simplesmente faço o que tem de ser feito. Meu senso de identidade coloca o “estar em forma” como prioridade sobre a preguiça e tentações gastronômicas, que não deixam de ser atendidas, claro, mas sempre na medida em que não prejudique o primordial: Manter-me em ótima – às vezes apenas EM – forma.

E qual o motivo de toda esta explicação sobre a minha história com os exercícios físicos? É para mostrar-lhe que, se você está buscando por esses resultados, mas ainda não os alcançou ou não consegue mantê-los por muito tempo, é porque este propósito já existe dentro de você. Do contrário, você não estaria se preocupando com isto.

Essa motivação pode ser despertada de várias formas, dependendo de como cada um interpreta os eventos em sua vida. Seja por estar se achando muito magra ou acima do peso,  ou mesmo por influência de pessoas que admirava durante a infância/adolescência, etc. Não importa, desde que essas dores ou aspirações transformem-se em um "trampolim" para impulsionar a sua busca pelo resultado desejado. Chorar, viver sonhando ou começar a fazer, são escolhas.

Descobrir o que lhe manterá motivada a alcançar e manter os resultados a que se propôs é um mergulho interior.

Se você ainda encontra-se sabotando seus melhores planos, é porque os motivos para conquista-los podem ainda não estar claros e/ou as tentações e problemas que as desencadeiam ainda estão numa posição superior na sua hierarquia de prioridades.

Então como entrar em contato com suas motivações mais profundas? Investindo tempo em auto-observação, estudando filosofia, buscando a ajuda de um Coach, que lhe fará as perguntas pertinentes, para que você encontre as suas próprias respostas e caminhos, etc.

"Quem conhece seus POR QUÊS, é capaz de lidar com qualquer COMO" - este ditado nunca foi tão verdadeiro.

Eu gosto muito da cena de “Velozes & Furiosos – Desafio em Tóquio”, onde o ator Sung Kang diz: A vida é simples, você faz suas escolhas e não olha para trás.

Mas acredito também que viver é fazer escolhas e aprender com elas; SEMPRE!

PARA QUE VOCÊ QUER ENTRAR EM FORMA MESMO?

Boas descobertas e ótimos resultados!! Deixe sua pergunta nos comentários!



Obs.: Texto revisado dia 31/03/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário