Eu estava refletindo sobre as nossas dificuldades para conquistar e manter a nossa melhor forma física, quando encontrei no livro "A força dos modelos mentais", uma passagem sobre o assunto:
Pense nas suas maiores limitações para seguir um plano de exercícios ou de alimentação saudável; são físicas ou mentais?
Você está correndo ou fazendo exercícios localizados e está no seu limite. Mas sente que se fizer um esforço extra, consegue melhorar o seu tempo ou fazer umas repetições além do planejado na série e melhorar seus resultados. Mas aí você lembra da notícia que saiu na tv sobre alguém que sofreu morte súbita correndo ou levantando pesos na academia. Você reduz o seu ritmo para não correr riscos desnecessários.
Foi o seu corpo ou sua mente que lhe fez parar?
O feito histórico de Roger Bannister, ao tornar-se o primeiro ser humano a correr 1.600 metros em menos de quatro minutos demonstra como a nossa forma de pensar pode nos levar a agir de uma maneira que limita as nossas capacidades de realização. Até 1954, correr uma milha em quatro minutos era algo que estava além do que se acreditava que o homem poderia realizar. Em maio de 1954, em Oxford, o estudante de medicina Roger Bannister rompeu essa barreira, correndo uma milha em 3 minutos e 59,4 segundos. Dois meses depois, na Finlândia, sua marca foi superada e em três anos, 16 corredores quebraram esse recorde.
O que aconteceu nesses anos, algum salto repentino na evolução humana ou na engenharia genética? Não, o que mudou foi o modelo mental. A abordagem de Bannister se concentrava tanto no condicionamento de sua mente como no condicionamento físico. Ele escreveu: "A abordagem mental é muito importante porque a força e o poder da mente são ilimitados". "Toda essa energia pode ser controlada pela atitude correta da mente".
Se você pesquisar com seriedade vai descobrir que todo grande esportista desenvolveu ao máximo o potencial da sua mente, para alcançar as suas conquistas. O Professor Nuno Cobra levou anos para conseguir fazer Ayrton Senna praticar meditação. O aumento do seu foco e a capacidade de suportar pressões fizeram uma grande diferença nos seus resultados. O 11 vezes campeão mundial de surf Kelly Slater, também admite que a sua preparação mental foi um dos maiores responsáveis pelo seu recorde de títulos (o segundo maior ganhador da história tem apenas 4 títulos).
Eu não sou atleta, mas venho utilizando há anos uma forcinha mental para facilitar os meus resultados. E posso afirmar com toda a certeza de que despendo muito menos tempo e esforço do que a maioria das pessoas, para isto. E também não sou privilegiado geneticamente; sou completamente normal ou mediano em termos de capacidades físicas. E por que você não usaria essa alavanca, que pode te levar mais rápido ao seu objetivo, além de lhe ajudar a manter-se lá por mais tempo?
A preparação mental pode lhe poupar uma boa quantidade tempo e de esforço físico, além de aumentar a sua tolerância a ele. Contar apenas com a força física para entrar em forma é como voltar à época das cavernas...que tal "fazer uma atualização" no seu modelo mental?
No próximo post abordarei a questão da alimentação e controle emocional.
Até lá e boas decisões!
Nenhum comentário:
Postar um comentário