Carreira

terça-feira, 26 de abril de 2016

Quanto falta para você chegar na sua forma ideal?

Quase sempre a distância entre o seu estado atual e o estado desejado está em lidar com a seguinte questão: Quanta dor, privação e frustrações você está disposto a suportar para alcançar as suas metas?

Seus resultados serão proporcionais à sua resposta. É a dor do corpo que fortalece a mente. Assim como o fogo é necessário para forjar a espada, são as dores e dificuldades que os nossos sentidos tornam-se capazes de suportar que irão determinar os limites que nossa mente estará preparada para superar. Quantas repetições você consegue realizar num exercício, antes que a sua mente lhe diga que não aguenta mais a dor e lhe mande parar? Você pára quando seus músculos falham ou porque a sua mente não tolera a dor até a falha muscular acontecer? Seus resultados dependerão de quem vencer esse jogo. Quanto mais você evoluir em suportar as dores dos treinos, mais fácil ficará controlar os fatores externos que afetam os seus resultados, como dieta e preguiça, por exemplo. Portanto, se você deseja desenvolver uma mente blindada às dúvidas e tentações, desenvolva sua capacidade de tolerar as dores dos sentidos do corpo - dos músculos, do frio, do calor, da fome, da ansiedade, dos sons externos e do diálogo interno, dos aromas e dos estímulos visuais que lhe incentivam a sair do foco. Coloque-os à prova um pouco a cada dia, dentro da sua capacidade de tolerância e vá aumentando o grau de dificuldade continuamente. É claro que você vai cometer alguns deslizes e a capacidade de se recuperar dessas frustrações e seguir adiante, também irá contribuir para fortalecer cada vez mais a sua mente. Com o passar do tempo você se tornará mais resistente a esses estímulos, assim como uma pessoa obesa aumenta a sua capacidade de comer quantidades maiores do que quando começou a engordar. Num exemplo oposto, há algum tempo eu conseguia comer doces por quantos dias seguidos eu desejasse. Aos poucos eu fui reduzindo o açúcar da minha dieta, de forma que hoje eu me satisfaço com muito menos do que antes. Eu aumentei a minha sensibilidade ao sabor doce. Aquilo que você dá ao corpo, a mente passa a ter como o novo limite tolerável. Então, quanto mais desafios você impõe aos seu corpo, mais forte torna-se a sua mente.

Encontrei um amigo que completou a ultramaratona da Patagônia - 130 km em 26h08min - e ele me afirmou que foi através da superação constante dos limites de seu corpo é que desenvolveu a força mental necessária para finalizar a prova. Quando você está fisicamente preparado, o desafio maior é vencer o diálogo interior; é silenciar o lado que lhe manda parar e permitir ao corpo seguir em frente e criar a melhor versão de si.

Quais são os seus limites hoje? Que desafio você pode começar amanhã, para começar a blindar a sua mente e tornar seus resultados mais consistentes e sustentáveis?

Lembre-se sempre de que focalizar um hábito de cada vez é a forma mais rápida de criar vários hábitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário