Esse animalzinho normalmente associado à inércia, na verdade, não tem nada de "preguiçoso", ele é apenas lento, mas muito determinado na sua vontade de se deslocar e chegar ao seu destino. O desânimo quando se instala, faz o nosso corpo parecer pesado feito chumbo; nos dá a impressão de ser impossível desloca-lo do lugar. Porém, existem algumas estratégias que podem ser úteis na luta contra esse sagaz sabotador de resultados.
A mais simples é escolher uma atividade que lhe agrade. Mesmo assim, há dias em que fazer qualquer coisa parece um obstáculo intransponível. É nesses momentos que iremos nos concentrar. Então, a ideia será associar ir treinar a alguma coisa agradável: encontrar amigos, ver pessoas, colocar uma roupa que você goste, fazer aquele lanche pós-treino, ouvir música, sair de casa...ou mesmo combinar com alguém, assim uma pessoa apoia a outra. Quando o hábito estiver consolidado, não será mais preciso associar nada ao treino; o cérebro já terá associado treinar a algo prazeroso. E a sensação de prazer do dever cumprido também será um ótimo reforço positivo.
Mesmo já tendo um hábito consolidado há anos, de vez em quando eu ainda sou surpreendido pelo bichinho que habita cada um de nós. Da última vez, eu prometi a ela que iria embora sem treinar e fui até a roleta da academia...num instante de distração, eu dei meia volta e pulei no primeiro aparelho que encontrei. Às vezes eu pressinto essa visita com certa antecedência e procuro combinar com alguém de ir treinar junto. Mas geralmente eu venço essas lutas internas relembrando a minha meta para aquele ano, como eu quero ficar, em quem eu me torno cada vez que me supero no jogo interno...e em que tipo de pessoa eu me transformaria se perdesse. Mas isso é assunto para um outro post.
Quantas coisas interessantes você pode relacionar para ajudar na criação do seu hábito de se exercitar ou naqueles dias em que a vontade de fazer nada quer tomar conta? Que tal fazer a sua lista?
Bons treinos!
Esse é perfeito para mim, primo! Vou começar a associar mesmo, pra ver se ajuda rs!! Adorei! parabéns pelo texto!!
ResponderExcluirObrigado prima!! A ideia é essa; sempre oferecer instrumentos para as pessoas começarem a virar esse jogo interno! 😉😘
Excluir