Carreira

sexta-feira, 25 de março de 2016

As cinco atitudes essenciais para entrar em forma

Alcançar objetivos novos é como conhecer novos lugares; provavelmente já sabemos como é através de fotos, histórias e mapas...Mas ainda não os experimentamos na prática. E também não conhecemos o caminho para chegar até lá. Nada mais sensato do que usarmos um GPS, um guia ou pedirmos informações para garantir uma chegada com o mínimo de imprevistos, correto? Se for uma viagem mais longa, devemos decidir o tempo de duração, calcular quanto iremos gastar (e acrescentar 30% sobre o previsto), planejar e reservar onde ficaremos, decidir sobre alugar um veículo ou usar o transporte local, buscar informações sobre o que fazer, arrumar as malas, etc. Por que não deveríamos ter o mesmo cuidado no planejamento para entrar em forma? Por que tanta gente entra ano e sai ano na esperança de que “desta vez eu vou conseguir”? Algumas pessoas até tem uma ideia de onde querem chegar, consultam um(a) nutricionista, contratam um(a) personal trainer, ou simplesmente matriculam-se na academia ou no esporte preferido. Já são ótimos passos em direção à meta, porém, é importante ter um plano para as outras 23 horas do dia e os outros quatro dias da semana. Até aí é como se ela tivesse comprado as passagens, reservado o hotel e arrumado as malas. Mas a viagem começa de verdade quando deixamos as malas no hotel e saímos para explorar o território; é aí que começam a aventura, os desafios e boa parte dos imprevistos. Então vamos começar a fazer o melhor que pudermos para alcançar e manter a forma desejada? Selecionei cinco atitudes que sempre me foram úteis em situações onde fui bem sucedido:

1 – Ter um objetivo mensurável em mente – e registrado!
Quais as medidas que você deseja alcançar, número de roupa ou nível de definição muscular? É fundamental saber qual é o SEU corpo ideal (o SEU e não de outros). Anote em um local onde você possa ver sempre.

2 – Desenvolva uma estratégia para alcança-lo
Quais são os passos que você irá utilizar para alcançar sua meta? O quanto de atividade física e o quê você vai fazer durante a semana? Certifique-se de que não está exagerando ou que não está fazendo menos do que o necessário. Dores em articulações, tendões e lesões é sinal de excesso (ou erros de execução) e sair da atividade sem se cansar é indício de que a intensidade pode estar muito baixa. Qual o seu plano de alimentação para cada refeição? Está bem embasado nutricionalmente? Quantas horas você pretende dormir por noite? Uma boa qualidade de sono é fundamental para que o corpo se recupere obtenha bons resultados. Como você vai manter o foco nos finais de semana? Tirar um dia na semana para liberar a alimentação e descansar de exercícios é importante para aliviar a pressão da disciplina e estimular o metabolismo, durante uma dieta muito restrita em carboidratos. Sair do plano mais de um dia na semana é sabotar o seu sucesso.

3 – Mensurar regularmente o progresso
Como você vai medir a sua evolução? Guiar-se pela balança é o menos confiável de todos, já que um eventual aumento na massa muscular poderá mascarar a redução de peso em gordura. Fazer medidas semanalmente com a fita métrica é uma forma rápida e eficaz, junto com fotos para comparação. É importante que as medidas sejam feitas sempre no mesmo dia e horário e de preferência no mínimo 48 horas após o dia “liberado”. Garotas, lembrem-se de que durante uma semana por mês vocês têm uma grande retenção de líquidos e que a fita métrica não tem culpa. E tenha uma estratégia para evitar excessos nessa semana. Na semana seguinte tudo volta ao normal.

4 – Prepare-se para enfrentar obstáculos e dificuldades – eles irão surgir
Convites para festas, lanches e jantares inesperados, estresse e vontade de descontar na comida, etc. A lista é longa. Faça a sua lista de “E se?” e prepare-se para novas surpresas.

5 – Corrigir o que não estiver funcionando e seguir em frente
A única certeza é de que as coisas não irão sair conforme o planejado. Por quê? Porque a vida é assim. Frustração e tristeza não mudam resultados nem comovem a vida; a única forma de voltar para o jogo após alguns deslizes ou fracassos é usá-los como aprendizado e reformular o plano. A pergunta é sempre: O que você vai fazer daqui para frente? Atitude é tudo!

Boa viagem!

2 comentários: