Carreira

domingo, 10 de janeiro de 2016

3 Dicas para alcançar e manter a forma o ano inteiro


Muitas pessoas iniciam com empolgação um programa de exercícios, algumas alcançam os resultados desejados e poucas conseguem mantê-lo por um longo prazo. Mas o que leva a maioria a falhar em conquistar ou manter a sua meta? Geralmente trata-se da falta de um ou mais desses três elementos: Foco, Vontade e Capacidade.

1. FOCO - Ela tem um "por que" muito claro sobre a razão de alcançar a meta. Enquanto algumas se distraem com outras possibilidades (uma ou mais oportunidades de sair da dieta que iria levá-la à conquista pretendida, etc.), as que possuem um foco definido, não sentem-se tentadas, pois sabem exatamente para onde estão seguindo e o motivo.

2. VONTADE - É a motivação necessária para iniciar e sustentar as ações que irão levá-la aos resultados desejados. É o combustível que mantém a pessoa firme na direção do foco.

3. CAPACIDADE - Os conhecimentos, habilidades e recursos necessários para que darão o suporte necessário ao foco e à vontade. Nesse caso, um treino adequado, dieta bem elaborada e um plano bem definido.

A falta de conexão entre Foco, Vontade e Capacidade leva ao desperdício de energia; um esforço muito maior do que o necessário para alcançar um resultado menor do que quando há conexão entre os três elementos.

Comer demais e depois tentar compensar na academia, são exemplos típicos de falta de foco - é como remar contra a correnteza, em vez de ir a favor dela; não há muito progresso ou ele acontece a custa de muito esforço. Há um conflito de valores em ação; um lado não quer abrir mão de nenhuma oportunidade sensorial, enquanto o outro quer ficar top na foto da praia, naquela roupa, etc. É uma luta sem vencedores, só de vencidos.

Quando falta capacidade, pode ser que a pessoa se lance de qualquer jeito numa dieta inventada por ela ou copiada da internet, num programa de exercícios que poderá provocar lesões ou não trazer resultados ou sem um plano coerente que lhe conecte com a meta.

Mas pode ser que ela tenha um foco bem definido e um ótimo plano. Porém, falta-lhe a vontade necessária para sustentar o esforço e então a mudança não acontece.

Então como usar essas informações a seu favor?
1. Para fortalecer o FOCO - Foco está ligado aos valores e eles são a bússola que vai lhe dar a direção a seguir - consciente ou inconscientemente - e é bem melhor estar consciente. A sua hierarquia de valores, ou seja, a ordem dos mais importantes é quem vai definir o que virá primeiro; resultados de longo prazo ou prazeres imediatos. Fazer um exercício de hierarquia de valores é um ótimo começo. Quando eu era estudante, comer um pacote de biscoito recheado era mais importante do que ser saudável (na verdade eu nem tinha consciência de que esse era um hábito não saudável). Fazer isso hoje está praticamente fora de questão; eu escolhi seguir outros valores.

2. Manter a VONTADE - No início você muitas vezes vai precisar usar a "força de vontade", até criar o hábito e a vontade tornar-se algo natural. Não é fácil, mas coisas acontecem a partir dela. Cada pessoa deve desenvolver a estratégia que mais tenha mais a ver com seu estilo pessoal. Existem aquelas que funcionam melhor impondo-se um "castigo" toda vez que saem da linha e tem aquelas que dão-se um "presente" pela semana disciplinada - ou ambas.

3. Desenvolvendo a CAPACIDADE - É buscar os conhecimentos, habilidades e recursos necessários para alcançar a meta. Criar um plano de ação é uma maneira sensata de garantir que você está no caminho certo, Uma das possibilidades é usar a "Meta Smart/esperta", onde você detalha todos os passos que vai usar até conquistar seu alvo. É nela que você irá criar alternativas para lidar bem com os imprevistos. São as famosas perguntas "E se...?". Você pode criar alternativas para várias situações como por exemplo: E se eu esquecer de levar meu lanche para a escola/trabalho e ficar várias horas sem comer; como fazer uma escolha inteligente (evitar o ataque ao carboidrato vazio ou comer demais) quando chegar em casa morrendo de fome?

Bom, é isso...finalizo com um ditado conhecido: "Quem falha em planejar está planejando falhar."

No próximo post vou falar um pouco sobre como usar os valores para fortalecer a autoconfiança e reduzir o esforço para alcançar resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário